COMO SAIR DO FAMIGERADO BLOQUEIO CRIATIVO?



OLÁ, POVÃO DO BECO! Eu sou a Nathalia ~aceno~

 Quem aí já teve o tão temível e afamado bloqueio criativo? Acredito que 99% dos escritores já, né? Mas a questão é que escritores experientes (que escrevem há anos, ou até já publicaram livros), dizem não acreditar em bloqueios criativos. 
  E por quê? Isso pode ser relativo, pois cada um tem uma maneira de se lidar com a escrita... Porém a pergunta que fica é: Seria possível mesmo se livrar dessa nuvem preta que se instala na nossa mente chamada bLOQUEIO cRIATIVO??????

1. Brainstorming
O primeiro a se fazer é se organizar. É claro que se as ideias na sua mente estiverem todas bagunçadas, você vai se atrapalhar.
Coloque tudo no papel! Descarregue todas as ideias que tiver. Mesmo se algumas não fazem muito sentido na estória, escreva! 
O que vai acontecer, como vai acontecer, e até mesmo cenas. 
Com isso, você pode se acalmar e se organizar. Você verá que até surgirá ideias novas, e quem sabe você possa se inspirar.
Depois, arrume todos os papéis em pastas, do tipo: Cenas, idéias, roteiros, personalidades de personagens, histórias de personagens... etc.
Pode parecer meio óbvio, mas se você tem escrito em sua frente o roteiro, com começo, meio e fim da estória, você muito que provavelmente não terá um bloqueio, porque a maioria dos que reclamam são sempre os que escrevem apenas quando estão inspirados, né? ~puxão de orelha~

O que atrapalha muito também é a preguiça.
Muitos dão a desculpa de bloqueio, mas na verdade estão é com preguiça de escrever.
Se mesmo depois de ter feito o roteiro, construídos os personagens e ainda assim não "CONSEGUIR" escrever... Pode indo tomar um banho gelado e se livrar dessa moleza, ae!

2. Faça metas de escrita
As metas podem te ajudar bastante na hora de escrever.
Senta na cedeira, abre o Word, pega seus caderninhos de anotações (roteiros, Brainstorming...etc), e fala: Hoje você vai escrever 2.00 palavras, sim! 
Essas metas variam muito, mas se você escreve bastante, tipo, todo dia, faça metas por mês. Se for entre de três a quatro dias, faça por semana. 
Isso vai te ajudar, pois, se você ficou um dia sem escrever, e sua meta semanal é 6.000 palavras, você agora terá 4.00 palavras para escrever em um dia só! 
Isso irá meio que te obrigar a trabalhar. Pense que sua fic/livro não irá se escrever sozinho.

"Mas, Nathalia, eu tenho todas as ideias, o roteiro, TUDO!! E mesmo assim não consigo escrever, me ajuda!!"




Ok, calma, pequeno gafanhoto. Se você já tem o roteiro da sua estória e mesmo assim não consegue passar as ideias do seu cérebro para o computador, você precisa sair. Isso mesmo, sair.
Não precisa ser necessariamente de casa, né. Mas saia e procure algo que te inspire...
3. Se inspire Saia desse pczinho. 
Se a sua estória é romântica, ou de terror, ou de aventura... O que você precisa agora para poder escrever é se inspirar. Assista um filme, leia um livro, escute músicas do gênero da sua fic (inclusive, temos um post sobre isso. Clique aqui). 

4. Descrição 
Se você tem a menina cena na sua cabeça, mas não consegue de jeito nenhum passar para o pc, crie palavras-chave.
Você imaginou uma cena de batalha. Seu personagem é o narrador. 
Para te ajudar, faça perguntas a si mesmo e escreva as "respostas-chave".
O que o personagem esta sentindo nesse momento?
O que ele quer fazer? E as pessoas em volta dele? Como vão resolver esse problema? Terá dialogo? 

E se mesmo assim, ainda não conseguir tirar essa nuvem chata de bloqueio criativo acima de tua cabeça, você pode estar cansado. Então, simplesmente durma e relaxe, easy. Você pode não ter cumprido sua meta do dia, mas todos nós temos uma vida. Não se torture tanto, pequeno cidadão do Beco. Uns trabalham, ou estudam, ou os dois juntos! Não há ser humano que aguente. Se acalme, toma um suquinho de maracujá e tira uma soneca... Quando acordar, quem sabe esteja mais disposto.

Essas são as minha dicas, pessoal. Mesmo sem saber como escrever, se obrigue. Se force de alguma maneira, e às vezes a inspiração pode vir.

Beijos, gladiador(a)!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo